Alguém encontra-se motivado e disponível para ressuscitar este projecto?


Aos interessados:

A TugaMagazine foi pensada e posta em prática com o intuito de dar a conhecer os artistas (seja de que área forem) ao resto da comunidade.
Têm as 25 edições passadas como exemplo.

No entanto, se quiserem remodelar e dar um novo conceito ou fundi-lo com outra ideia qualquer, estão à vontade. Ficará à mercê de quem quiser puxar por isto.

Apenas peço a quem tenha alguma ideia ou se encontre interessado para enviar um note e partirmos daí.

Um Feliz 2014 a todos.

Concurso Fotografia Comunidade

Journal Entry: Fri Oct 22, 2010, 5:34 AM
DevMeetsPT

Um dos nossos afiliados tem de momento um concurso a decorrer até 25 de Junho. Podem ler sobre ele clicando neste link!

Pedimos a vossa compreensão pela demora na edição deste mês. Tempos complicados para quem estuda. Boa sorte para quem estiver na mesma situação! :eager:


Assinado: Equipa TugaMagazine


O grupo FotografiaPT em associação com a TugaMagazine, vem por este meio anunciar o concurso de fotografia que organizaram em parceria. Concurso este, com a principal finalidade de promover as relações entre a comunidade portuguesa no deviantart e os grupos portugueses.

Regras de participação:

- Ser membro dos dois grupos;

- Inscrever-se previamente através de uma nota para Fotografia PT. Para inscrever-se terão que doar 1 ponto synfuleve.deviantart.com/?give…, pontos estes que serão acumulados e oferecidos como prémio;

- Para cada fase, poderão enviar até duas fotografias da vossa autoria e em concordância com o tema da fase eliminatória correspondente;

- Cada fotografia deverá ser acompanhada de um pequeno comentário do autor sobre a exploração do tema na peça e deve ser submetida na pasta correspondente ao Concurso: fotografiapt.deviantart.com/ga….

Pensando na grande afluência de concorrentes que esperamos ter, o concurso está organizado em 5 desafios com temas diferentes que funcionarão como eliminatórias:

1º Retratos de rua;
2º Perspectivas e reflexos do olhar;
3º Penumbra outonal e crepúsculos dourados;
4º Cores desfocadas e mistério mago;
4º Rendas do silêncio invernal.

Os temas das eliminatórias são deliberadamente vagos e susceptíveis à vossa interpretação. Para cada tema, podem usar todas as técnicas que possuem e fotografar como vos dá mais prazer, o único requisito é o vínculo ao tema.

Os concorrentes serão seleccionados, ou não, ao longo das eliminatórias segundo uma avaliação da(s) fotografia(s) apresentada(s) para as diferentes temáticas, pelo júri deste concurso.

Ex: A 1ª eliminatória seria sobre o tema Retratos de rua, as melhores fotos levarão os seus autores à fase seguinte e assim sucessivamente até se chegar a um único vencedor.

Cada fase terá a duração de 15 dias, para que todos tenham tempo e oportunidade de concorrer.
Assim, a primeira fase vai ter inicio no dia 16 de Outubro e terminará no dia 31 do mesmo mês.
As datas da 2ª e restantes fases serão anunciadas no decorrer do concurso.

PRÉMIOS:

- Todos os finalistas de cada eliminatória receberão uma feature dos dois grupos, de fase para fase.

Finalistas da 5ª fase:

- Feature nos dois grupos e pequeno artigo comum na página principal de Fotografia PT:


1º PRÉMIO:

- Pontos (total de pontos de inscritos);
- Journal feature no FotografiaPT, entrevista na página principal e artigo dA news em PT/EN assinada pelos dois grupos.
- Journal feature na TM com entrada para a lista de entrevistados a considerar;
- Sugestão de DD das fotografias com que o vencedor acudiu ao concurso.

JÚRI:
Membros do FotografiaPT
Membros TM

Critérios de selecção das fotos:

Será feita uma avaliação da qualidade das fotos apresentadas para as diferentes temáticas.
Não serão aceites: imagens manipuladas (texturas, sobreposição, brushes, etc), fotografias de telemóvel/web cam.

Será tido em conta:

- A execução técnica da fotografia;
- Sentido estético;
- Imaginação do artista;
- Interpretação do tema e capacidade de comunicação da mesma.

Edicao n 26

Journal Entry: Thu Oct 14, 2010, 5:37 PM
Pedimos a vossa compreensão pela demora na edição deste mês... mas "antes tarde que nunca"! ;)


Assinado: Equipa TugaMagazine


Chegou o Outuno, altura das castanhas, da roupa mais quentinha… e também de mais uma entrevista da TugaMagazine! :)


TugaMagazine : Olá KittyD, bem vinda e muito obrigado por teres aceite o nosso convite! Comecemos por saber algumas coisas sobre ti, donde és, hobbies, etc., para que os nossos leitores te fiquem a conhecer um pouco melhor!

KittyD :  Olá e obrigada por me terem escolhido para esta entrevista. :D
Chamo-me Catarina e sou alfacinha de gema. Embora a minha família tenha as suas raízes perto de Torres Novas, sempre vivi em Lisboa. Sou licenciada em Design de Comunicação, pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Tenho 30 anos.
Tenho uma grande ligação à água e não me imagino a viver longe do mar ou do nosso Tejo. Os meus passatempos são muitos, desde jogar online (World of Warcraft), brincar com a minha Basset Hound Lucy, passear o mais possível e criar objectos em Fimo. Já a foto manipulação e a fotografia são paixões intensas, sendo a fotografia a mais antiga. Adoro passear de máquina fotográfica na mão e fotografar tudo o que me pareça interessante.


TugaMagazine : No teu profile, defines-te como "Photo Manipulator". Recordaste quando e como começou esse teu interesse?

KittyD :  Sim, foi pouco depois de me juntar ao deviantART, em 2004. Estava a aprender a utilizar o Photoshop na faculdade  e descobri o deviantART quando estava à procura de tutoriais. Descobri a galeria de Photomanipulation e fiquei apaixonada pelas imagens, que tanto pareciam reais como imaginárias. Então fiz todos os possíveis para aprender através dos tutoriais e as minhas primeiras imagens foram para praticar o que aprendia.


TugaMagazine : Qual é o teu modus operandi criativo? Tens ideias e vais procurar depois recursos para as concretizares? Ou as tuas ideias surgem enquanto fazes essa procura e pensas "hmmm, esta imagem é capaz de funcionar com esta… deixa cá experimentar…"? :)

KittyD :  Depende da inspiração da altura. Algumas imagens criei porque encontrei uma imagem que me interessou e trabalhei a partir daí, como por exemplo The Oracle by KittyD. Nesta imagem, achei a modelo lindíssima e o resto foi criado a partir dela. Outras foram uma ideia que me surgiu Wash my tears away by KittyD onde queria trabalhar com efeitos de água e movimento, a cascata e modelo foram escolhidas para este fim.


TugaMagazine : Tens ideia de quanto tempo demoras, em média, a produzir cada trabalho?

KittyD :  Bem, isso depende muito do trabalho. Infelizmente não tenho o tempo que gostaria para dedicar às minhas imagens, algumas demoram semanas ou até meses, porque não posso trabalhar nelas. Mas se contar só o tempo passado no Photoshop, pode ir de 1 hora a 5 ou 6 horas.


TugaMagazine : Certamente teremos alguns leitores curiosos para saberem que programas usas. Queres matar a curiosidade deles?

KittyD :  Como disse anteriormente utilizo, principalmente,  o Photoshop. Só trabalho com outros programas, como por exemplo o Photomatix, para a fotografia.


TugaMagazine : Ao visitarmos a tua galeria, é visível que tens alguns temas que te interessam mais. Deles todos, há algum que seja o teu preferido?

KittyD :  Embora pareça ser o que faço menos, adoro criar paisagens. Acho engraçado, pois pareço ter uma necessidade de pôr uma modelo em todos os trabalhos que faço, e no entanto os trabalhos que prefiro são os que não têm ninguém.


TugaMagazine : Também tens alguns trabalhos fotográficos e, inclusivé, partilhas recursos para outros poderem usar. Achas que essa partilha pode levar, por exemplo, a colaborações com outros artistas?

KittyD :  A partilha de recursos é sempre uma colaboração, afinal alguém está a utilizar algo que foi criado por mim. Já tive uma stock account, a Kittyd-Stock, que tinha imagens muito utilizadas por outros artistas; já tive, inclusive, duas daily deviations nessa mesma conta. Fechei esta conta devido às muitas frustrações que me estava a trazer, dado o abuso dos meus direitos de copyright. Os recursos que agora partilho são mínimos comparados com o que já ofereci, partilho-os porque sempre gostei de ver o que os outros artistas criam a partir da matéria-prima que apresento. Os melhores recursos que tenho agora são prendas exclusivas que ofereço a outros Deviants.






TugaMagazine : Ainda falando de colaborações, tu já fizeste algumas. Que tal foi a experiência? Recomendas os nossos leitores a fazerem-nas?

KittyD : Recomendo muito! Embora seja um pouco lento fazer colaborações através da internet, pois temos de esperar que o ficheiro seja transferido de um lado para o outro, acabamos sempre por aprender com o outro artista, e juntamos algo que nos é invulgar no nosso trabalho. É uma excelente forma de aprendizagem.


TugaMagazine : Queres deixar algumas dicas/truques para os nossos leitores interessados em criar trabalhos similares aos teus?

KittyD :  A minha dica é que não criem trabalhos similares, mas sim algo independente. Quando estamos a aprender é normal cair dentro de clichés, e imitar os artistas mais conhecidos. Eu por exemplo, estou sempre a cair em clichés e torna-se cada vez mais difícil quebrá-los. Por isso tento não tirar qualquer inspiração de trabalhos de outros artistas, mas sim das imagens de stock que vejo. A minha recomendação para um artista que esteja a aprender a utilizar o Photoshop é que pegue numa imagem de stock inspiradora e crie a partir dela. Quando a inspiração falha, recomendo fechar o Photoshop, abrir a galeria de recursos, e ir salvando várias imagens e tutoriais.


TugaMagazine : Um dos teus trabalhos já teve direito a DD, muitos  parabéns! :clap:  Sentiste alguma diferença depois disso? Achas que a DD te cativou ainda mais para melhorares o teu trabalho?

KittyD : A New World by KittyD Senti uma grande diferença, pois era praticamente desconhecida e de repente tive uma enchente de watches à minha conta. Com a DD senti que agora não podia sair de um certo estilo pois era aquilo que era esperado. Ao fim de algum tempo, mandei essa preocupação às urtigas e voltei a fazer aquilo que me apetecia. Não crio trabalhos para vender ou até para agradar, crio porque sinto que é um escape da vida real. Acima de tudo crio para mim.


TugaMagazine : Costumas visitar sites com tutoriais para aprenderes e testares novas técnicas/métodos ou vais aprendendo/experimentando sozinha explorando as potencialidades do software?

KittyD :  Para mim não há um site melhor que o deviantART em termos de tutoriais. Quase tudo o que aprendi veio daqui. Descobri que não é apenas nos tutoriais de fotomanipulação que se aprende técnicas de Photoshop, aprendi muito com tutoriais para outros fins, como por exemplo, para airbrushing ou imagem vectorial. Também passei bastante tempo a experimentar, e tenho alguns trabalhos que não passam de exercícios de aprendizagem.





TugaMagazine : Já deu para reparar que gostas muito do dA e isso talvez seja também por fazeres parte do dA há muitos anos! Tens algum motivo em especial que te faça escolher o dA face a outros sites similares para ser a "montra" do teu trabalho? Já agora, tens algum portfolio fora do dA?

KittyD : O motivo pelo qual prefiro o dA é porque a maioria dos recursos que utilizo são daqui, e os stock artists que partilham esses recursos fazem-no para artistas deste site. É um site incomparável em termos de tamanho e exposição. Também ajuda ter aqui uma Print Account das antigas.
Tenho uma conta no flickr www.flickr.com/photos/catarina… mas essa é dedicada a fotografia e raramente exponho manipulações lá.


TugaMagazine : Sendo o dA uma comunidade em constante crescimento e tão abrangente artisticamente, estás envolvida em algum projecto similar à TugaMagazine ou até mesmo relacionada com alguma(s) comunidade(s)? Se sim, quais?

KittyD : De momento não.


TugaMagazine : Consideras que o teu trabalho tem sido, de alguma forma, influenciado pelo facto de pertenceres a esta enorme comunidade de Arte? Visualizares os trabalhos de outros artistas no dA inspira-te?

KittyD : Como disse anteriormente, tento não tirar inspiração de outros artistas, embora as vezes seja inevitável, mas gosto de inspirar-me em artistas que tenham um tipo diferente de arte. Gosto de me inspirar em fotografia, e por vezes na arte tradicional.


TugaMagazine : Já que estamos a falar de influências, certamente terás algum(a) artista que seja uma referência/inspiração para ti. Podemos saber quem é? Tem portfolio aqui no dA?

KittyD :  Tenho uma grande paixão pela Annie Leibovitz, acho os trabalhos dela espantosos e uma maravilhosa fonte de inspiração. Infelizmente, ela não tem uma página no deviantART senão ganhava já uma stalker. :P  No dA sigo imensos artistas, mas a minha inspiração vem de musas como a Elandria  faestock e liam-stock
Os stock artists são a melhor fonte de inspiração para um fotomanipulador.


TugaMagazine : Deves ter alguns sites que visitas regularmente e que te servem de inspiração ou até mesmo de aprendizagem. Podes partilhar alguns desses links com os nossos leitores?

KittyD : Os sites que visito regularmente são o Stock Exchange www.sxc.hu/index.phtml, passo horas a navegar neste site e a guardar imagens. Para aprender descobri alguns sites como www.photoshoplady.com/ e www.tutoriallounge.com que são interessantes, mas tenho uma preferência pelo dA.


TugaMagazine : Para terminar, aproveitamos para saber se queres sugerir algum(a) artista nacional, com presença aqui no dA, que aches que daria um(a) excelente entrevistado(a) nesta nossa rúbrica da TugaMagazine.

KittyD :  Há alguns artistas que adoro tais como DianaCarvalho e VictorSacadura , que são novos no dA mas que têm trabalhos excelentes.


TugaMagazine : Bom, resta-nos agradecer a tua disponibilidade e desejar-te muito sucesso, que continues a evoluir e a mostrar o teu talento aqui pelo dA! :hug:

KittyD : Obrigada mais uma vez pela entrevista, e um abraço enorme para todos!   :glomp:

Coordenação: Lady-Vampire | Entrevistas: eXcer | Features: KaoroDono e wapy | Design/Layout: darkcath & yeesha

Edicao n 25

Journal Entry: Sat Sep 4, 2010, 5:02 PM
Entrevista mensal



Mesmo estando o Verão a começar a deixar-nos lentamente, a TugaMagazine continua na sua "missão" de dar a conhecer muitos dos talentosos artistas aqui presentes no dA. Desta vez, damos um salto à Cidade dos Estudantes (ou seja, Coimbra!) para vos dar a conhecer uma artista que já "exporta" o seu trabalho para muitos clientes no estrangeiro. Querem saber mais? É só continuarem a ler! ;)


TugaMagazine : Olá deridolls, muito obrigado por teres aceite o nosso convite! Conta-nos algumas coisas sobre ti, donde és, hobbies, etc., para que os nossos leitores te fiquem a conhecer um pouco melhor!

deridolls : Olá e obrigada por esta oportunidade!
Sou a Andreia, mais normalmente conhecida por Deri quando online.
Nasci e vivo em Coimbra, mas possuo uma forte costela açoreana. Jorgense, para ser mais específica.
Adoro animais. Para além de muitos cães e gatos, tenho uma burra com personalidade de diva, uma ovelha e, mais recentemente, adoptei um cordeiro orfão.
Quanto a hobbies, gosto das coisas normais: ouvir música, ler, conversar e, a razão de ser desta entrevista, trabalhos manuais.


TugaMagazine : Para quem ainda não visitou a tua galeria, podemos adiantar que fazes uns "bonecos"… Queres explicar melhor o que fazes?

deridolls : Faço <uns bonecos>, de facto. :) A sua particularidade e o que, a meu ver, os diferencia é que são, na sua grande maioria, recriações de pinturas e personagens históricas com grande atenção aos pormenores. Também os faço com base em personagens de filmes ou livros e, por vezes, em áreas cuja estética me agrada, como mitologias de diversas culturas ou BDSM.


TugaMagazine : Há quanto tempo te dedicas a estes trabalhos manuais? Como surgiu esse teu interesse?

deridolls : Principiei a interessar-me por trabalhos manuais por volta de 2003, mas pelo feltro e, consequentemente, pelas bonecas, foi mais tarde.
Com o nascimento da minha primeira sobrinha em finais de 2006 comecei a procurar projectos que pudesse fazer para lhe oferecer e toda a gente me sugeriu trabalhos em feltro.
Experimentei e pegou.
Comecei com cavalinhos de brinquedo muito simples feitos a partir de moldes encontrados na net e fui evoluindo até chegar ao que faço agora.


TugaMagazine : Qual é a base criativa do teu trabalho: ideias que te surgem ou recorres mais a fotos/desenhos já existentes?

deridolls : 99% dos meus trabalhos são, como disse, baseados em materiais existentes, sejam quadros para as personagens históricas ou fotos/desenhos para personagens de ficção.
O restante 1% é para os casos esporádicos em que me sinto mais aventureira ou quando um cliente me dá total liberdade criativa.






TugaMagazine : Fazes ideia de quanto tempo demoras, em média, a criar cada boneco?


deridolls : Depende muito da quantidade de pormenor desejado. Uma boneca simples pode demorar um par de horas e uma mais complexa pode demorar dias com a pesquisa, recolha de materiais mais invulgares, bordados, aplicação de missangas, etc.


TugaMagazine : Segundos sabemos, aceitas encomendas! Queres falar melhor sobre isso? Tens algum site (além do dA) onde as pessoas possam ver e requisitar o teu trabalho? Já agora, qual é a tua metodologia de trabalho para bonecos encomendados? As pessoas enviam-te imagens do que desejam que faças ou escolhem do catálogo dos bonecos que já criaste?

deridolls : Tenho um website www.deridolls.com mas, infelizmente, ainda não está em funcionamento. Publico as fotos dos meus trabalhos em várias galerias, mas, extra dA, o meu poiso principal é no Livejournal deriana.livejournal.com/ onde costumo delongar-me um pouco mais sobre os detalhes e contrucção de cada peça. Estejam à vontade para me fazer uma visita! :)
As bonecas que faço por mote próprio estão geralmente disponíveis para venda, mas a maioria dos meus clientes pretende bonecas personalizadas e opta por encomendar.
O processo de encomendar é bastante simples; basta enviarem-me um e-mail, nota ou comentário, com o que desejam e, preferencialmente, uma imagem por onde eu me possa guiar.
A partir daí entro em contacto com o possível cliente e decidimos detalhes, prazos e preços.


TugaMagazine : Por curiosidade, tens ideia de qual é o teu "bestseller"? E tens algum boneco preferido, um que te tenha dado mais gosto em criar ou que consideres ter sido um grande desafio produzir?

deridolls : As bonecas históricas do período Tudor são as mais procuradas, e, de entre estas, a best seller é a da rainha Ana Bolena. A última que fiz teve uma pequena inovação que adorei. :) Estou só à espera que a cliente a receba para poder mostrar aqui no dA.  
Preferida... É díficil escolher, mas creio que será a Mon Seul Desir fav.me/d2ryfq7, inspirada numa tapeçaria medieval com esse nome.


TugaMagazine : Na produção dos teus trabalhos, costumas planear tudo antes de começar ou vais deixando as ideias fluirem?

deridolls : Ui! Planear, sem dúvida! Mais vale perder uns minutinhos a início do que ter de refazer a boneca. Aprendi isso à minha custa. :)




TugaMagazine : Costumas visitar sites relacionados com trabalhos manuais, para aprenderes e testares novas técnicas/métodos ou vais aprendendo/experimentando sozinha?

deridolls :  Há sempre espaço para aprender, seja um ponto de bordado novo ou uma forma diferente de trabalhar um material, por isso gosto de espreitar vídeos de Youtube ou blogs dedicados a trabalhos manuais, mas não há nada que substitua a aprendizagem por experiência e erro.


TugaMagazine : Queres deixar algumas dicas/truques para os nossos leitores interessados em criar peças como as tuas?

deridolls : Experimentem!
Imensa gente diz que não tem jeito para trabalhos manuais sem nunca ter verdadeiramente tentado.
Não existe nenhuma receita milagrosa, mas posso dizer como fiz.
Encontrei um molde comercial de uma Hello Kitty e tentei. Depois de ter o resultado nas mãos (parecia-se vagamente com alguma coisa... :P) comecei a pensar no que poderia fazer para a melhorar. Dei-lhe dedos, alterei a forma e o tamanho do corpo e da cabeça, acrescentei-lhe uma base, fiz experiências com os olhos e o cabelo. Fui fazendo adaptações ao longo dos anos até tornar o molde completamente meu.


TugaMagazine : Recentemente tiveste uma DD num trabalho teu, muitos  parabéns! :clap:  Sentiste alguma diferença depois disso? Certamente mais visitas e favoritos, mas isso reflectiu-se também num maior número de encomendas?

deridolls : LOL Dizer que foi uma surpresa é pouco! Estava há pouco tempo no dA e nem sabia o que eram as DD. Foi chegar a casa e assustar-me ao ver a caixa de correio!
Mas sim, tive um boom de encomendas que ainda não acabou. :D


TugaMagazine : Os teus clientes estão bem distribuídos mundialmente ou há algum país que suplante os restantes em termos de encomendas?

deridolls : Há alguma diversificação; do Canadá à Austrália, da Bélgica ao Líbano, mas os Estados Unidos são o principal destino das minhas encomendas.


TugaMagazine : Esperemos que depois desta entrevista, recebas mais umas encomendas nacionais! Temos depois de negociar a nossa comissão! :giggle: Bom, centremo-nos agora um pouco no dA em si... Como tomaste conhecimento da existência do dA?

deridolls : Eheheh! Também eu. :)
Não é algo de que eu tenha memória específica, mas a probabilidade é que tenha seguido um link de um blog de trabalhos manuais.




TugaMagazine : Tens algum motivo em especial que te faça escolher o dA face a outros sites similares para ser a "montra" do teu trabalho? Já agora, tens algum portfolio fora do dA?

deridolls : A enorme visibilidade internacional que dá.
Quando comecei a colocar fotos no dA julgava sinceramente que iriam ficar enterradas nas toneladas de trabalhos que aqui há, mas rapidamente me apercebi que tem tantos membros, com interesses divididos por tantas formas de arte, que há um público para tudo.
Também tenho conta no Flickr www.flickr.com/photos/31712497…, mas confesso que não tenho tempo para lhe dedicar a mesma atenção que ao dA. :(


TugaMagazine : Sendo o dA uma comunidade em constante crescimento e que abrange diversas áreas artísticas, estás envolvida em algum projecto similar à TugaMagazine ou até mesmo relacionada com alguma(s) comunidade(s)? Se sim, quais?

deridolls : Participo num bom número de grupos, mas estes são os mais frequentes:
thetudors.deviantart.com/
moviefanart.deviantart.com/
lamodehistorique.deviantart.co…
x-men-lovers.deviantart.com/
historyfashionlovers.deviantar…
historylovers.deviantart.com/
simply-plush.deviantart.com/


TugaMagazine : Consideras que o teu trabalho tem sido, de alguma forma, influenciado pelo facto de pertenceres a esta enorme comunidade de Arte?

deridolls : Não.




TugaMagazine : Já que estamos a falar de influências, certamente terás algum(a) artista que seja uma referência/inspiração para ti. Podemos saber quem é? Tem portfolio aqui no dA?

deridolls : Houve vários artistas que me fizeram persistir e inspiraram ao longo dos anos, mas, infelizmente, só um nome ficou na minha memória: andricongirl
É uma artista extraordinária.


TugaMagazine : Deves ter alguns sites que visitas regularmente e que te servem de inspiração. Podes partilhar alguns desses links com os nossos leitores?

deridolls : Entre arte, história e ficção tenho alguns sites de paragem obrigatória quando estou à caça de inspiração:
www.wga.hu/
www.costumersguide.com/index.s…
www.costumes.org/
E a inestimável Wikipedia. :)


TugaMagazine : Para terminar, aproveitamos para saber se queres sugerir algum(a) artista nacional, com presença aqui no dA, que aches que daria um(a) excelente entrevistado(a) nesta nossa rúbrica da TugaMagazine.

deridolls : Lamento, mas costumo seguir mais artistas internacionais. :/


TugaMagazine : Bom, resta-nos agradecer a tua disponibilidade e desejar-te muito sucesso (e encomendas!). :hug:

Coordenação: Lady-Vampire | Entrevistas: eXcer | Features: KaoroDono e wapy | Design/Layout: darkcath & yeesha

EDICAO N. 24

Journal Entry: Wed Jul 28, 2010, 11:40 AM
Entrevista mensal


Em pleno mês de calor e praia (mas sempre rodeado de Arte), estivemos à conversa com um artista que, apesar da sua tenra idade, já domina muitas técnicas de desenho manual! Mas nada como serem vocês a concluir isso, depois de lerem a entrevista e verem alguns exemplos da galeria dele! Esperemos que gostem do trabalho do entrevistado deste mês! ;)


TugaMagazine : Olá DaveLopes, desde já agradecemos-te por aceitares o nosso convite bem como por dispensares algum do teu tempo de férias para esta entrevista! Conta-nos algumas coisas sobre ti, para que os nossos leitores te fiquem a conhecer um pouco melhor!

DaveLopes : Olá! (:   O meu nome é David Lopes (não Dave), tenho 16 anos e vivo no Porto!

Adoro desenhar, pode-se dizer que passo grande parte do dia com um lápis na mão. Mas os meus interesses são vastos: gosto muito de ler; vejo muita TV e o Google também é um óptimo amigo. No entanto, troco tudo isto para sair com amigos, odeio passar o dia fechado em casa.


TugaMagazine : Ao visitar a tua galeria, é fácil perceber o teu gosto pelo desenho manual. Lembras-te de como surgiu esse teu interesse e há quanto tempo foi?

DaveLopes : Sim, consigo facilmente situar! A minha mãe costumava desenhar-me personagens de desenhos animados mas obviamente nem sempre estava disponível para o fazer. Portanto fiz-me à vida, fiz-me ao lápis. (:

Para mim o desenho não começou como uma forma de me exprimir, mas sim como uma forma de entretenimento.


TugaMagazine : Grande parte do teu trabalho centra-se em retrato. Consegues explicar o que te fascina (ou desafia!) no rosto das pessoas?

DaveLopes : O retrato é, sem dúvida, algo que me dá muito gozo fazer. Retratar a aparência de uma pessoa, conseguir passá-la para o papel, acho que espanta qualquer pessoa.

No entanto, não é o tipo de artista que quero ser. Qualquer professor de desenho dirá que o interessante é ver algo novo e original e é nisso que eu vou tentar centrar-me a partir de agora.

Não tenciono abdicar deste tipo de trabalho que faço, mas quero trazer e fazer algo mais original e criativo no futuro.


TugaMagazine : Somente alguns dos teus desenhos são coloridos. É por preferires ver os teus trabalhos apenas a grafite (preto e branco) ou tens outro(s) motivo(s)?

DaveLopes : Não. Eu adoro trabalhar em grafite, mas por acaso é exactamente ao contrário, eu gosto mais de ver os meus trabalhos a cor. A razão pela qual existem tão poucos é porque só "descobri" o lápis de cor recentemente.






TugaMagazine : Ah, está explicado! :)  E como seleccionas as pessoas que desenhas? É somente por gosto/admiração pessoal ou vês algo nelas que consideras ser um bom desafio desenhares de modo a melhorares a tua técnica?


DaveLopes : É um bocado das duas. Normalmente desenho pessoas que admiro, como por exemplo celebridades, mas encontro frequentemente imagens que desafiam o meu estilo.

Por exemplo, se a referência tiver algum tipo de adereço ou vestuário que eu nunca tenha desenhado (ex. metal, pêlo ...) copio imediatamente a imagem para a minha pasta "PARA FAZER"! ;)


TugaMagazine : Já fazes alguns retratos por encomenda, não é?  Queres falar um pouco sobre isso? Por exemplo, quanto tempo demoras (em média) a desenhar, formato/tamanho, preços, etc?

DaveLopes : Sim, faço. E é bastante satisfatório saber que há pessoas que confiam em mim para tal, especialmente com a quantidade de talento retratista que há no dA. É um elogio enorme. (:

Demoro exactamente o mesmo tempo que demoro para fazer um retrato por escolha própria. Os preços variam do tamanho para a composição, ou seja, se preferem a cor ou a preto&branco.

Encomendas ainda é algo muito fresco. Comecei a levar mais a sério este sistema no início deste ano, portanto os preços são ainda algo instável e desconfortável para mim. Mas se alguém estiver interessado pode-me mandar um note. =D


TugaMagazine : Fica lançado o repto! :)  Mas além dos retratos, também tens alguns desenhos de manga. Como surgiu esse teu interesse?

DaveLopes : Eu gosto muito de Manga. Este interesse está muito associado ao meu interesse de ler. Eu adoro criar histórias, não sou é tão talentoso para escrever, mas posso contá-las na minha área de conforto que é o desenho - através de banda desenhada de desenhos japoneses. (:

O meu interesse em Manga também está relacionado com a minha «profissão-sonho». Eu quero ser animador, desenhar manga ajuda a desenvolver o meu estilo e é mais um passo na direcção dos meus objectivos. Também queria muito, como foi referido, ser um escritor gráfico.


TugaMagazine : Tens alguma metodologia de trabalho? Costumas planear tudo previamente antes de desenhar ou metes logo mãos (e lápis! :giggle: ) ao trabalho? Partes sempre de uma imagem base ou desenhas também a partir dalguma imagem mental que tenhas?

DaveLopes : Quando começo a desenhar sei exactamente como quero que acabe (é claro que nem sempre corre como queremos). Eu defendo que qualquer desenho deve partir de forma natural, nada sincronizado. Apenas fazê-lo. Inspiração é essa a palavra.

Sim, uso sempre uma referência para os retratos que faço mas no futuro vou-me despreender das imagens e trabalhar mais com a imaginação e com as minhas ideias.






TugaMagazine : Então se te pedirmos para destacar algum dos teus trabalhos, achas que consegues realçar algum e justificar o porquê dessa escolha?

DaveLopes : É difícil, é quase como perguntar «qual dos teus filhos gostas mais?» x) Mas há um que eu considero o meu melhor e é precisamente o que se encontra acima destacado.

Este retrato do fav.me/d2i1zq9 (Jack Sparrow) foi um pedido, nem fui eu que tomei a iniciativa de o fazer, no entanto saiu-me bem, penso eu. Gosto das sombras e dos efeitos que fiz na pele. Na minha opinião, este é o retrato mais realista que eu encontro na minha galeria. É também o meu desenho mais popular! (:


TugaMagazine : Costumas visitar sites relacionados com desenho, para aprenderes e testares novas técnicas/métodos ou vais aprendendo a experimentar sozinho?

DaveLopes : Não. Costumo, quando acontece, ler alguns tutoriais de desenho aqui no dA. Mas as técnicas que eu uso para os meus desenhos aprendi e desenvolvi sozinho.


TugaMagazine : Ah, muito bem! Assim sendo, já pensaste em apostar mais na tua formação relacionada com o desenho e, quem sabe, fazer carreira na área, ou tencionas apenas manter este teu lado artístico como um hobby?

DaveLopes : Eu estou actualmente num curso secundário de Artes, comecei este ano. (: Portanto é claro que penso numa carreira artística.

Inicialmente tentei manter esse lado artístico de fora da minha vida profissional entrando no curso de Ciências&Tecnologias, mas não resultou, não me consegui imaginar em mais nenhum lugar.

A vida é feita de riscos e este é o meu.


TugaMagazine : É esse o espírito e certamente será um risco do qual não te arrependerás! :thumbsup:  Centremo-nos agora um pouco no dA em si... Como tomaste conhecimento da existência do dA?

DaveLopes : Foi a minha melhor amiga TeddyDrawer que me mostrou o dA. Estou-lhe grato por tudo o que beneficiei com esta maravilhosa comunidade. =D






TugaMagazine : Tens algum motivo em especial que te faça escolher o dA face a outros sites similares para ser a "montra" do teu trabalho? Já agora, tens algum portfolio fora do dA?

DaveLopes : O deviantArt é simplesmente fantástico. Permitiu explorar-me enquanto artista e desenvolver-me como tal. Eu melhorei tanto desde que me juntei à comunidade e as pessoas (sem hipocrisia) são do melhor; iniciei amizades para toda a vida. Não sei que mais dizer, acho que o meu icon fala por si.


:icondavelopes:


Não, actualmente não tenho nenhum portofolio ou site fora do dA. Talvez esteja à espera de ganhar mais experiência e ter mais trabalhos para expor.


TugaMagazine : Sendo o dA uma comunidade em constante crescimento e que abrange diversas áreas artísticas, estás envolvido em algum projecto similar à TugaMagazine ou até mesmo relacionado com alguma(s) comunidade(s)? Se sim, quais?

DaveLopes : Sou o fundador de um grupo para jovens artistas tradicionais especificando a arte do lápis. (:

:iconyoungpencils:

Expondo os melhores trabalhos na pasta 'feature' procuramos, desta maneira, incentivar o desenvolvimento artístico de cada um.  É mais uma maneira de agradecer ao dA tudo o que fez por mim. (:


TugaMagazine : É bom saber que és um elemento activo no dA! :highfive: Recentemente o dA lançou a sua nova versão. Queres deixar aqui alguns comentários acerca disso? Gostaste das novidades introduzidas ou nem por isso?

DaveLopes : Confesso que me deixou inicialmente um bocado confuso, mas com tempo acrescento que gosto bastante desta nova versão.


TugaMagazine : Consideras que o teu trabalho tem sido, de alguma forma, influenciado pelo facto de pertenceres a esta enorme comunidade de Arte?

DaveLopes : Sim, claro. Sinto-me parte de algo especial.






TugaMagazine : Já que estamos a falar de influências, certamente terás algum(a) artista que seja uma referência/inspiração para ti. Podemos saber quem é? Tem portfolio aqui no dA?

DaveLopes : Apesar de ter aprendido tudo sozinho, guio-me muito em diferentes artistas talentosos:

:iconangelstorm-82: o meu ÍDOLO!

:icongabriellebrickey: uma artista incrível e ORIGINAL que consegue basicamente trabalhar com qualquer tipo de material e media.

:iconrajacenna: uma jovem com uma mão mágica, os seus fantásticos trabalhos têm um estilo muito ÚNICO.

:iconkaze-hime: uma artista de Manga - uma INSPIRAÇÃO.

:iconshimoda7: um artista realista SURREAL, perfeito e muito criativo.


TugaMagazine : Deves ter alguns sites que visitas regularmente e que te servem de inspiração. Podes partilhar alguns desses links com os nossos leitores?

DaveLopes : Na verdade não tenho. Dou exclusividade ao dA. x)


TugaMagazine : Bem, o dA é mesmo a tua referência de eleição! :D  Para terminar, aproveitamos para saber se queres sugerir algum(a) artista nacional, com presença aqui no dA, que aches que daria um(a) excelente entrevistado(a) nesta nossa rúbrica da TugaMagazine.

DaveLopes : Hum dificil. Há muito talento português desconhecido mas gostava de ver a esTHer-duraes. Obrigado pela entrevista. Sinto-me muito lisonjeado.


TugaMagazine : Nós é que temos de agradecer mais uma vez a tua disponibilidade e deixamos votos de que continues a desenvolver a tua técnica, que o número de encomendas de trabalhos cresça cada vez mais e que alcances os teus sonhos profissionais!

Coordenação: Lady-Vampire | Entrevistas: eXcer & Helewidis | Features: KaoroDono e wapy | Design/Layout: darkcath & yeesha

Deviations

Se a tua deviation não foi aceite, então, foi do entender do staff da TM que tinha ou falta de noção artística ou de qualidade.

Porém, caso haja algum erro e não for aceite por engano, nós contactar-vos-emos.

Informação

Founder & Co-Founders
Acesso a todas as funcionalidades.

Moderators
Podem fazer destaques na pasta Featured da galeria com um limite de 5 deviations por semana.

Contributors
Entrevistados
Podem fazer destaques na pasta Premium Features da galeria com um limite de 2 deviation por semana.

Members
Podem fazer destaques na pasta Members Features da galeria com um limite de 1 deviation por semana.



Todas as submissões serão alvo de votação (p/ Founder & Co-Founder) de forma a manter o rumo artístico no qual temos estado a percorrer.


Com isto, convidamos todos os nossos watchers a aderirem ao grupo Members. Basta enviarem um pedido e aguardar a confirmação.



Quanto aos Journals,
Continuará a ser uma edição mensal que terá um link directo na frontpage com o numero da edição e o nickname da pessoa entrevistada.