Edicao N 7

Journal Entry: Sat Jan 31, 2009, 6:28 PM
Chat | Informações | DevMeetsPT




Este mês, a equipa da TugaMagazine apresenta o mais recente membro da nossa equipa, o NunoDias !

TugaMagazine : Antes de mais, muito obrigado por teres aceite fazer parte da nossa equipa de trabalho. :highfive: Consegues descrever-nos um pouco o teu trabalho e estilo (se achas que te enquadras em algum, claro!) e há quanto tempo estás envolvido na tua Arte...

NunoDias : Antes de tudo, queria-vos felicitar pela iniciativa e projecto que desenvolveram e agradecer pelo convite que recebi para fazer parte da magnífica equipa. :thumbsup:
Respondendo à pergunta, não acho que me enquadre num estilo único. Gosto de versatilidade, é por isso que na minha galeria podem observar desde tatuagens a ilustrações, animações a um trabalho mais gráfico. Digamos que a polivalência me fascina, muito por causa da licenciatura que obtive: Design Multimédia. Pelo menos obtive um conhecimento básico e experiência de um vasto leque de programas. Depois, é normal que sigamos uma vertente mais específica.
Quanto à Arte, estou envolvido desde que me lembro de desenhar. Não sou um "pro" mas dá para o desenrasque. Frequentei também o agrupamento 2: Artes e tive a felicidade de concluir a licenciatura que agora possuo. Não me arrependo de nada!  


TugaMagazine : Quais os teus temas e suporte preferidos?

NunoDias : Quanto a temas, em termos de ilustração, tento sempre abordar o humor e a ilustração infantil. Gosto de fazer o pessoal que me rodeia rir, as pessoas que me conhecem sabem que sou muito extrovertido e isso reflecte-se um bocado nos meus temas. Quanto a trabalho mais gráfico, isso depende muito do que tenha de fazer.
O suporte é sempre lápis para esboçar sempre que seja algo mais complexo, caso contrário, vou directamente para o Corel Draw. Sim, Corel Draw porque é um dos programas que mais utilizo. Mas trabalho com Flash, Director, Dreamweaver, Photoshop, Illustrator, Premiere, 3D Max, Maya, FontLab... bem, trabalho melhor com uns do que outros, mas é normal dado que o tempo não chega para aprofundar todos os programas.


TugaMagazine : A tua galeria tem diferentes tipos de trabalhos, desde ilustração, tatuagens, animações, etc. És capaz de dizer o que te inspira para realizares esses trabalhos tão diversificados?

NunoDias : Bem, esta pergunta venho respondendo ao longo das outras questões. Adoro a versatilidade e hoje ser-se versátil é essencial. Não gosto de me centrar só num estilo. Por exemplo, adoro Pixel Art mas a minha incursão foi muito curta. Fiz uns exercícios, uns tutoriais, mas gostaria muito de aprofundar este estilo. Tal como tipografia. Decidi fazer uma fonte da minha autoria, porque tenho muito fascínio por essa arte, e terminei por a fazer. Sou muito inconstante, tanto submeto uma ilustração como de repente aparece uma tatuagem. :D


Guitars Tattoos by NunoDias


TugaMagazine : Por curiosidade, das tatuagens que desenhaste, tens pelo menos uma que foi "encomendada". Chegou a ser tatuada? Tens mais alguma que tenha sido usada?

NunoDias : É engraçado e irónico, porque toda a gente que me pediu para fazer uma tatuagem nunca a fizeram realmente, pelo menos não tenho conhecimento de que tenham feito porque nunca me enviaram fotos, mas tenho conhecimento e fotos de outras pessoas que tenham feito. Não sei, ao menos não é trabalho em vão. Tenho várias que foram usadas, a "Guitar Tattoo", "Flamingo Tattoo" e "Clown Tattoo", principalmente.
Também tive um caso engraçado que me aconteceu com a das guitarras. Nunca pensei que se tornasse uma imagem tão conhecida, e inclusive usaram-na como logótipo de um festival musical. Situação caricata!
Mas estes trabalhos foram apenas tempos livres que matava enquanto estudava na Universidade. Agora não faço muito regularmente, só quando alguém me pede e eu achar que será uma boa ideia. E para que toda a gente fique a saber, eu não tenho nenhuma tatuada e nem sei tatuar! :giggle:


TugaMagazine : Certamente terás algum artista como referência, quem é ou quem são eles? Algum tem portfólio aqui no dA?

NunoDias : Ui... artistas de referência tenho imensos. Adoraria um dia chegar aos calcanhares do arpad, onrepeattt, Pyteo, grafic, Browning43, JJcanvas, andreasrocha, arisuart... Oh pá, são imensos! E isto só são portugueses no dA. Sem serem portugueses, quem não se fascina pelo trabalho do Artgerm? Do DanLuVisiArt? Do CrisVector? Do Endling? Do fool? Não vou estar aqui a escrever a minha watch list :rofl:
Fora do dA, admiro imenso o Nuno Coelho, Paulo Arraino e um fascínio enorme pelo animador Adam Philips... Isto só são alguns exemplos!


TugaMagazine : A tua metodologia de trabalho começa sempre com um planemento prévio dos trabalhos que vais realizar ou simplesmente tens uma ideia e começas logo a trabalhar nela?

NunoDias : Bleh!! Planeamento? Adoro trabalhar sob pressão. Tenho de estar perto da data limite para sentir aquela pressão e ser quase obrigado a trabalhar. Digamos que se um trabalho tem de ser feito numa semana, guardo-me para os últimos 2/3 dias. Nem devia dizer isto, mas é assim que funciono. Sob pressão acho que as ideias fluem mais e melhor! :D Também me guio muito pela intuitividade. Bah, sou um preguiçoso nato! :blush: Devia trabalhar muito mais do que trabalho, porque só assim é que somos capazes de evoluir. Também comecei muito tarde, mas isso é outra história!


TugaMagazine : Provavelmente terás algum trabalho teu que achas que se destaca dos restante. Qual é e porquê esse destaque?

NunoDias : No global, até gosto de alguns trabalhos, uns mais que outros, não sei, deveria ter perdido mais tempo nuns, bah, enfim. Bem, um trabalho  de referência que tenho, sem dúvida alguma, é o das Guitarras. É incrível a reacção das pessoas e como se tornou muito popular. Nunca pensei ter assim um trabalho tão conhecido como esse. T-shirts, palhetas para guitarras, até a usaram como logo para um festival sem minha autorização, como tinha referido. Enfim, é sempre reconfortante saber que gostam do nosso trabalho.
Mas o que mais me deu orgulho e que me levou mais tempo foi, sem dúvida, a fonte. Adorei trabalhar nela e é muito reconfortante fazer algo desta dimensão. Bem, eu sei que muita gente menospreza porque é muito banal no dia-a-dia e quando algo é banal, as pessoas menosprezam. Mas tipografia também é arte. Não é mais do que um simples desenho de letras, só que com regras e alguns restrições.


Origram Free Font by NunoDias


TugaMagazine : O teu trabalho envolve criação/edição de imagem. Que ferramenta(s) de edição usas? Já agora, tens algum workflow pré-definido ou usas uma metodologia de edição específica/faseada para cada trabalho?

NunoDias : Foi o que disse numa das respostas anteriores. Tenho conhecimento base de muitos programas, mas o que mais utilizo é, sem dúvida, o Corel Draw, Illustrator, Photoshop, Dreamweaver e Flash. Mas destes uso sempre o Corel. Permite-me trabalhar mais rapidamente, por causa da força do hábito, não é? Por exemplo, sempre que faço uma animação, o que vou animar construo em Corel e depois exporto como Illustrator e importo para o Flash. Quando tento juntar as duas ferramentas vectoriais, Corel e Illustrator, primeiro uso o Corel para edição de pontos e o Illustrator para cores e efeitos. Só acho que o Corel a editar é mais intuitivo e fácil de manusear. Dreamweaver e Photoshop complementam-se, também.
Por exemplo, para o meu projecto final usei: Director para codificar em Lingo, Photoshop e Corel para ilustrações, Flash para animações e 3d Sutdio Max para fazer uns labirintos em 3d. Depende muito do que tiver que fazer!


TugaMagazine : Tens algum truque/dica que queiras partilhar com os nossos leitores? Ou até mesmo deixar alguns conselhos para eles?

NunoDias : Dica e conselhos? Bleh... não sejam como eu!! O ideal é começar de pequeno, porque quando mais novo começarem, mais experiência angariam. E praticam imenso, porque só assim é que podemos evoluir. Errem à vontade, explorem programas e tutoriais. Se não conhecerem pesquisem, não tenham medo porque o programa não morde e acaba tudo por ser muito semelhante, só muda mesmo a exposição das ferramentas. Mas sem praticar não se chega a lado nenhum, mesmo que não tenhamos trabalhos para clientes/escola/uni, façam projectos vossos. É a única coisa que posso aconselhar! Façam o que eu não faço! :thumbsup:


TugaMagazine : Falemos um pouco sobre a tua presença no dA... Como é que tomaste conhecimento da existência deste site?

NunoDias : Eheh... já sabia que iam falar em relação ao dA! :D Não tinha conhecimento nenhum do site antes do AntonioFreire me falar sobre ele. Amigo de curso, dizia que ia buscar wallpapers a este site. Um fim de semana que fiquei na Covilhã, decidi explorar e registar-me. Até então, não tinha conhecimento do que eram comunidades de arte online. Vejam lá, 2006, em que mundo vivia? :rofl: Quando comecei a ver o funcionamento do site fiquei imediatamente viciado. Adorei a filosofia e o conceito base. Para além disso, a exploração que faço diariamente permite que a minha cultura visual cresça, o que é muito importante. Mas o que mais me fascinou, foi a vontade que me dava de trabalhar para poder mostrar. Ao ver o trabalho fantástico de tanta gente só pensava em conseguir ser como eles. E isso foi a principal questão que me levou a ficar por cá. Tinha conseguido a tal razão de trabalhar quando não tinha nada para fazer. Ou seja, o dA ajudou-me imenso a evoluir, podem apostar. Quanto a outras comunidades, só testei mais uma e, não gostei. Apaixonei-me por este site e sendo o moderador de uma das galerias, foi o culminar do tempo que cá investi. :D


TugaMagazine : Tens alguma razão em particular que te tenha feito escolher o dA para mostrares o teu trabalho?

NunoDias : LOL... acho que falo demais em certas perguntas. :blush: É mesmo pelo facto da interacção que nos possibilita com os outros artistas. O dAmn também foi uma das razões por cá ficar, com o intuito de melhorar o meu inglês. :D Gosto da ideia de Comunidade que o dA exerce sobre os utilizadores. É muito bom ver artistas de várias nacionalidade interagirem e trocarem ideias e também me possibilitou conhecer mais do que nós fazemos por cá, que é importantíssimo!


TugaMagazine : E quanto a comunidades do dA, fazes parte de alguma? Se sim, quais?

NunoDias : Já fiz parte, outrora. Mas ainda tenho alguns grupos que sigo e seguirei sempre. Bem, não sei se posso considerar isto como "grupos" ou "projectos": Thumbshare, dAPensioners, ilustradores, DMchat...

TugaMagazine : Achas importante e relevante a interacção existente entre os membros do dA, através dos eventos organizados pelas comunidades, dos chats, devmeets, etc? És um participante activo dessas actividades?

NunoDias : Não é só importante como essencial. É esta a filosofia que alimenta o conceito deste enormíssimo webite. Adoro participar nesses eventos, só tenho pena nos devmeets nacionais, porque ainda não tive possibilidade de ir a um em Lisboa, Coimbra ou Porto, conhecer o pessoal fantástico da nossa comunidade. De resto, sempre que me é possível e solicitado, tento sempre participar.


:thumb96531691:


TugaMagazine : Bom, tu és membro do dA desde 2006 e já és Gallery Moderator (GM) da secção de "Designs & Interfaces". Ainda te lembras de qual foi a tua reacção no momento em que soubeste da "promoção" a GM? Achas que mudou a tua maneira de "ver e explorar" o potencial artístico do dA?

NunoDias : Foi engraçado. Digamos que me candidatei mesmo, porque na altura e de momento estou desempregado, já lá vão 3 meses, decidi enviar a minha candidatura. Foi a minha segunda tentativa. A primeira ainda estava na Universidade, mas esta altura foi a ideal porque tenho tempo para me dedicar à comunidade. Mas não estava mesmo à espera quando a Danie, moonbeam13 (para quem não a conhecer) me contactou. Fiquei super contente porque no fundo adoraria assumir o cargo e até porque os meus amigos na Universidade diziam que eu era viciado nisto e eu disse que um dia ia ser um Gallery Director! :giggle: E pumba...
Sem dúvida alguma que mudou a maneira de explorar o site. Agora, digamos que tenho uma responsabilidade acrescida que antes não tinha. Adoro também mover trabalhos que estejam mal colocados. Possibilita-me fazer uma pesquisa mais abrangente de toda a Galeria de Designs & Interfaces e ganhar assim, como tinha referido, uma maior cultura visual, ou seja, uma espécie de base de dados. Acho que seja normal mudarmos um bocado a postura quando o cargo é mais elevado.


TugaMagazine : Qual é o teu "dia-a-dia" aqui no dA como GM? Algumas pessoas devem questionar-se sobre isso... :)

NunoDias : Se querem perder tempo, isto é o ideal! :D Mas eu acho que o tempo cá perdido é bem investido. É quase a minha segunda casa. Quando estou em casa estou no dA, digamos. Mal vejo televisão, tirando futebol, claro! :rofl:
O meu dia-a-dia por cá, é ver as mensagens, normalmente, e as notes que me enviam. Ver as DD's, o que faço desde que estou cá e fazer um browse na galeria que sou responsável. Por ser novo na equipa, 3 meses ainda, não tenho o trabalho que, por exemplo, a Helewidis tem.
Neste curto espaço de tempo tive a oportunidade de conhecer pessoas fantásticas, pensar num concurso de Natal, definir os parâmetros de cada categoria da Galeria D&I, que podem ver neste news.deviantart.com/article/62… , "liderar" um projecto que o antigo moderador tinha começado, designersBLOCK e iniciar um outro, o "On the Couch with..." que tem como objectivo entrevistar Designers de sucesso da comunidade. Para além disto, e quem me segue, sabe que adoro fazer features a artistas portugueses. Sempre que tenho um bom conjunto de artistas portugueses na minha watch list faço um artigo, uma espécie de catálogo, digamos. "Art in Portuguese Lands" já vai na sua quinta edição e foi um projecto que as minhas adoráveis amigas, oniNON e Irineya, começaram e eu tive o privilégio de "roubar". :giggle:  


:thumb108528232:


TugaMagazine : Há pouco tempo atrás, foi "desvendada" a versão beta do novo layout das páginas de utilizador, o qual já usas! O que achas desta nova versão, ainda mais sendo algo da tua área de interesse? Já agora, há alguma funcionalidade que gostasses de ver implementada no dA que ainda não exista?

NunoDias : Não é uma questão fácil. Depende muito do gosto de cada um. O que eu acho que seja bom, outro achará horrendo. Mas a minha opinião à nova versão é positiva. Adorei o novo sistema que nos possibilita personalizar a nossa página, adoro a possibilidade de separar os trabalhos em folders, acho que foi boas adições ao site que o distingue, claramente, de outras Comunidade de Arte online. E a bem dizer, acho que de vez em quando uma marca tem de fazer um re-design para mostrar que está a mudar, é activa e que se interessa pelo seu cliente. Acho que está bastante melhor do que estava há algum tempo atrás. O dA é uma comunidade enormíssima que está em constante desenvolvimento e não pára. É assustador a dimensão deste site! :faint:


TugaMagazine : Achas que por estares inserido numa vasta comunidade como é o dA, isso influencia de algum modo o teu trabalho artístico?

NunoDias : Influencia só no melhoramento e na experiência. O facto de estar presente nesta comunidade, como disse, dá-me vontade de trabalhar e só trabalhando é que uma pessoa evolui. Eu senti, claramente, a evolução que tive nestes 3 anos que cá andei. Acreditem que é assustadora a evolução. Toda a gente que conhece o meu trabalho inicial sabe o que estou a falar.


TugaMagazine : Tens algum portfolio fora do dA?

NunoDias : Sim, tenho. Mas também só tem uns 4 ou 5 trabalhos que cá não submeti. O meu site pessoal é www.nunodias.eu Eu sei que muitos não adorarão mas é a minha filosofia imposta no site. Simplicidade, objectividade e directo ao ponto. Quero mostrar o que faço e não quero distrair o utilizador com detalhes e ruído que não vem acrescentar em nada a um site. Adoro a simplicidade. Se bem utilizada, torna tudo mais eficaz.


TugaMagazine : Queres partilhar alguns sites que frequentes assiduamente e que recomendes uma visita aos nossos leitores?

NunoDias : Sem dúvida. Tirando o dA :giggle: costumo visitar regularmente: Tokyo Plastic; Gizmodo; Abduzeedo; Design Português; Ophiusa, Criatividade Portuguesa, isto são alguns exemplos tirando os artistas que referi na questão em cima. Tirando estes sites, visito imenso o Carga de Trabalhos e o BEP à procura de trabalho. :rofl:


:thumb77481967:


TugaMagazine : Agradecemos a tua disponibilidade e amabilidade em responder às nossas perguntas e desde já te deixamos um abraço de "bem vindo a bordo"! :hug:


NOTA: Se há algum artista português aqui no dA que gostasses de conhecer melhor, envia as tuas sugestões para a TugaMagazine, quem sabe ele não seja o nosso próximo entrevistado! ;)





Este mês fica só a entrevista ao NunoDias!
A secção voltará no mês de Março. De qualquer das formas, se vocês têm alguma sugestão a fazer ou dúvida a colocar à Helewidis e/ou ao NunoDias, podem enviar notes. Os nossos GM's até podem vir a dedicar uma edição só aos vossos notes.




:icongrindlovehurts:
grindlovehurts

:thumb38546704: :thumb38010747: :thumb35972071::thumb38591225: :thumb91256423:

"Uma fotógrafa a seguir, que capta diversos conceitos numa só imagem."

por v3rdinha

:iconanimatedsustenida:
AnimatedSuStenida

:thumb95396321: :thumb41175080: :thumb41085203: :thumb48731598: :thumb49854218:

"Porque é preciso arte para compilar o que sentimos em algo tão pequeno para as pessoas conseguirem perceber quando não estamos."

por KaoroDono





Ora bem vindos a mais um passeio pelo nosso lindo Portugal... o SergioCatarino só lá foi uma vez... mas a miamsm conhece bem... e assim um fez pesquisa e outro tentou mostrar os olhares dos artistas portugueses dum dos sítios mais lindos deste pais à beira do mar plantado... SINTRA!!!
Acreditam que Sintra é o segundo  município mais populoso de Portugal com meio milhão de habitantes? Ah pois é... e é vila... Se pensarmos que Castelo Branco é cidade e anda na meia centena de milhar... dá que pensar... mas segundo fonte da CMS é vila porque eles querem...
Este é um lugar único, dotado de um “microclima” estupendo, que alia a natureza, arquitectura e ocupação humana de uma forma impar, de tal forma que é considerada Património Mundial da UNESCO.
Este é um local milenar, já da altura da velha Olisipo que está mesmo ali ao lado... daí ser um local que conta com uma envolvente paisagem cultural com praticamente todas as épocas da história... sim... desde o período anterior à Idade da Pedra (Neolítico) até à actualidade...
Em Sintra podemos encontrar palácios, parques, casas  palacetes, chalets, exuberante vegetação, conventos de meditação quase perdidos entre penhascos, bosques e fontes, bem como igrejas, capelas e ermidas e até um castelo. Isto para não falar de raposas, ginetas, toupeiras, falcões e víboras...
Com tanta história, é de ficar de água na boca...  até apetece comer uns deliciosos pasteis regionais "travesseiros", ou cabrito assado, e porque não as famosas queijadas de Sintra.
Eis, pois, Sintra, cuja mais antiga forma medieval conhecida, Suntria, apontará para o radical Indo-Europeu “astro luminoso”, “sol”. Ou ainda segundo Ptolomeu como “Monte da Lua”...

sintra by slav3 Sintra by thephotoshot The Faith Woods by Inebriantia :thumb28354437: :thumb77214526: The Greenhouse Effect by Inebriantia The breathing of God... by Inebriantia ThoseDaysWithYou by AnaViegas :thumb77213581: :thumb78597305: Recanto do palacio da pena by Melladorie :thumb52793985:






:thumb94876814:
por InezTorre

My Heart in Thy Hand by ObscureBeauty-Art
por ObscureBeauty-Art

:thumb107472943:
por pukixitah

The hut by ameliasantos
por ameliasantos

Paradise by HomenDaArt
por HomenDaArt


Earth Guardian by RodriSoarez
por RodriSoarez



Queres ser featured? É simples. Manda-nos um note com o título "Destaque" incluíndo um dos teus trabalhos.



</div>



CSS por: janvanlysebettens e modificado por yeesha

Coordenação: Lady-Vampire
Entrevistas: eXcer
Features mensais: v3rdinha e KaoroDono
Design/Layout: darkcath
Feature mensal por região: SergioCatarino e miamsm
Artigos: Helewidis e NunoDias
Cúmplice: yeesha
Traduções: Rellaenthia e s0n-et-lumiere

Deviations

Se a tua deviation não foi aceite, então, foi do entender do staff da TM que tinha ou falta de noção artística ou de qualidade.

Porém, caso haja algum erro e não for aceite por engano, nós contactar-vos-emos.

Informação

Founder & Co-Founders
Acesso a todas as funcionalidades.

Moderators
Podem fazer destaques na pasta Featured da galeria com um limite de 5 deviations por semana.

Contributors
Entrevistados
Podem fazer destaques na pasta Premium Features da galeria com um limite de 2 deviation por semana.

Members
Podem fazer destaques na pasta Members Features da galeria com um limite de 1 deviation por semana.



Todas as submissões serão alvo de votação (p/ Founder & Co-Founder) de forma a manter o rumo artístico no qual temos estado a percorrer.


Com isto, convidamos todos os nossos watchers a aderirem ao grupo Members. Basta enviarem um pedido e aguardar a confirmação.



Quanto aos Journals,
Continuará a ser uma edição mensal que terá um link directo na frontpage com o numero da edição e o nickname da pessoa entrevistada.