EDICAO N. 24

Journal Entry: Wed Jul 28, 2010, 11:40 AM
Entrevista mensal


Em pleno mês de calor e praia (mas sempre rodeado de Arte), estivemos à conversa com um artista que, apesar da sua tenra idade, já domina muitas técnicas de desenho manual! Mas nada como serem vocês a concluir isso, depois de lerem a entrevista e verem alguns exemplos da galeria dele! Esperemos que gostem do trabalho do entrevistado deste mês! ;)


TugaMagazine : Olá DaveLopes, desde já agradecemos-te por aceitares o nosso convite bem como por dispensares algum do teu tempo de férias para esta entrevista! Conta-nos algumas coisas sobre ti, para que os nossos leitores te fiquem a conhecer um pouco melhor!

DaveLopes : Olá! (:   O meu nome é David Lopes (não Dave), tenho 16 anos e vivo no Porto!

Adoro desenhar, pode-se dizer que passo grande parte do dia com um lápis na mão. Mas os meus interesses são vastos: gosto muito de ler; vejo muita TV e o Google também é um óptimo amigo. No entanto, troco tudo isto para sair com amigos, odeio passar o dia fechado em casa.


TugaMagazine : Ao visitar a tua galeria, é fácil perceber o teu gosto pelo desenho manual. Lembras-te de como surgiu esse teu interesse e há quanto tempo foi?

DaveLopes : Sim, consigo facilmente situar! A minha mãe costumava desenhar-me personagens de desenhos animados mas obviamente nem sempre estava disponível para o fazer. Portanto fiz-me à vida, fiz-me ao lápis. (:

Para mim o desenho não começou como uma forma de me exprimir, mas sim como uma forma de entretenimento.


TugaMagazine : Grande parte do teu trabalho centra-se em retrato. Consegues explicar o que te fascina (ou desafia!) no rosto das pessoas?

DaveLopes : O retrato é, sem dúvida, algo que me dá muito gozo fazer. Retratar a aparência de uma pessoa, conseguir passá-la para o papel, acho que espanta qualquer pessoa.

No entanto, não é o tipo de artista que quero ser. Qualquer professor de desenho dirá que o interessante é ver algo novo e original e é nisso que eu vou tentar centrar-me a partir de agora.

Não tenciono abdicar deste tipo de trabalho que faço, mas quero trazer e fazer algo mais original e criativo no futuro.


TugaMagazine : Somente alguns dos teus desenhos são coloridos. É por preferires ver os teus trabalhos apenas a grafite (preto e branco) ou tens outro(s) motivo(s)?

DaveLopes : Não. Eu adoro trabalhar em grafite, mas por acaso é exactamente ao contrário, eu gosto mais de ver os meus trabalhos a cor. A razão pela qual existem tão poucos é porque só "descobri" o lápis de cor recentemente.






TugaMagazine : Ah, está explicado! :)  E como seleccionas as pessoas que desenhas? É somente por gosto/admiração pessoal ou vês algo nelas que consideras ser um bom desafio desenhares de modo a melhorares a tua técnica?


DaveLopes : É um bocado das duas. Normalmente desenho pessoas que admiro, como por exemplo celebridades, mas encontro frequentemente imagens que desafiam o meu estilo.

Por exemplo, se a referência tiver algum tipo de adereço ou vestuário que eu nunca tenha desenhado (ex. metal, pêlo ...) copio imediatamente a imagem para a minha pasta "PARA FAZER"! ;)


TugaMagazine : Já fazes alguns retratos por encomenda, não é?  Queres falar um pouco sobre isso? Por exemplo, quanto tempo demoras (em média) a desenhar, formato/tamanho, preços, etc?

DaveLopes : Sim, faço. E é bastante satisfatório saber que há pessoas que confiam em mim para tal, especialmente com a quantidade de talento retratista que há no dA. É um elogio enorme. (:

Demoro exactamente o mesmo tempo que demoro para fazer um retrato por escolha própria. Os preços variam do tamanho para a composição, ou seja, se preferem a cor ou a preto&branco.

Encomendas ainda é algo muito fresco. Comecei a levar mais a sério este sistema no início deste ano, portanto os preços são ainda algo instável e desconfortável para mim. Mas se alguém estiver interessado pode-me mandar um note. =D


TugaMagazine : Fica lançado o repto! :)  Mas além dos retratos, também tens alguns desenhos de manga. Como surgiu esse teu interesse?

DaveLopes : Eu gosto muito de Manga. Este interesse está muito associado ao meu interesse de ler. Eu adoro criar histórias, não sou é tão talentoso para escrever, mas posso contá-las na minha área de conforto que é o desenho - através de banda desenhada de desenhos japoneses. (:

O meu interesse em Manga também está relacionado com a minha «profissão-sonho». Eu quero ser animador, desenhar manga ajuda a desenvolver o meu estilo e é mais um passo na direcção dos meus objectivos. Também queria muito, como foi referido, ser um escritor gráfico.


TugaMagazine : Tens alguma metodologia de trabalho? Costumas planear tudo previamente antes de desenhar ou metes logo mãos (e lápis! :giggle: ) ao trabalho? Partes sempre de uma imagem base ou desenhas também a partir dalguma imagem mental que tenhas?

DaveLopes : Quando começo a desenhar sei exactamente como quero que acabe (é claro que nem sempre corre como queremos). Eu defendo que qualquer desenho deve partir de forma natural, nada sincronizado. Apenas fazê-lo. Inspiração é essa a palavra.

Sim, uso sempre uma referência para os retratos que faço mas no futuro vou-me despreender das imagens e trabalhar mais com a imaginação e com as minhas ideias.






TugaMagazine : Então se te pedirmos para destacar algum dos teus trabalhos, achas que consegues realçar algum e justificar o porquê dessa escolha?

DaveLopes : É difícil, é quase como perguntar «qual dos teus filhos gostas mais?» x) Mas há um que eu considero o meu melhor e é precisamente o que se encontra acima destacado.

Este retrato do fav.me/d2i1zq9 (Jack Sparrow) foi um pedido, nem fui eu que tomei a iniciativa de o fazer, no entanto saiu-me bem, penso eu. Gosto das sombras e dos efeitos que fiz na pele. Na minha opinião, este é o retrato mais realista que eu encontro na minha galeria. É também o meu desenho mais popular! (:


TugaMagazine : Costumas visitar sites relacionados com desenho, para aprenderes e testares novas técnicas/métodos ou vais aprendendo a experimentar sozinho?

DaveLopes : Não. Costumo, quando acontece, ler alguns tutoriais de desenho aqui no dA. Mas as técnicas que eu uso para os meus desenhos aprendi e desenvolvi sozinho.


TugaMagazine : Ah, muito bem! Assim sendo, já pensaste em apostar mais na tua formação relacionada com o desenho e, quem sabe, fazer carreira na área, ou tencionas apenas manter este teu lado artístico como um hobby?

DaveLopes : Eu estou actualmente num curso secundário de Artes, comecei este ano. (: Portanto é claro que penso numa carreira artística.

Inicialmente tentei manter esse lado artístico de fora da minha vida profissional entrando no curso de Ciências&Tecnologias, mas não resultou, não me consegui imaginar em mais nenhum lugar.

A vida é feita de riscos e este é o meu.


TugaMagazine : É esse o espírito e certamente será um risco do qual não te arrependerás! :thumbsup:  Centremo-nos agora um pouco no dA em si... Como tomaste conhecimento da existência do dA?

DaveLopes : Foi a minha melhor amiga TeddyDrawer que me mostrou o dA. Estou-lhe grato por tudo o que beneficiei com esta maravilhosa comunidade. =D






TugaMagazine : Tens algum motivo em especial que te faça escolher o dA face a outros sites similares para ser a "montra" do teu trabalho? Já agora, tens algum portfolio fora do dA?

DaveLopes : O deviantArt é simplesmente fantástico. Permitiu explorar-me enquanto artista e desenvolver-me como tal. Eu melhorei tanto desde que me juntei à comunidade e as pessoas (sem hipocrisia) são do melhor; iniciei amizades para toda a vida. Não sei que mais dizer, acho que o meu icon fala por si.


:icondavelopes:


Não, actualmente não tenho nenhum portofolio ou site fora do dA. Talvez esteja à espera de ganhar mais experiência e ter mais trabalhos para expor.


TugaMagazine : Sendo o dA uma comunidade em constante crescimento e que abrange diversas áreas artísticas, estás envolvido em algum projecto similar à TugaMagazine ou até mesmo relacionado com alguma(s) comunidade(s)? Se sim, quais?

DaveLopes : Sou o fundador de um grupo para jovens artistas tradicionais especificando a arte do lápis. (:

:iconyoungpencils:

Expondo os melhores trabalhos na pasta 'feature' procuramos, desta maneira, incentivar o desenvolvimento artístico de cada um.  É mais uma maneira de agradecer ao dA tudo o que fez por mim. (:


TugaMagazine : É bom saber que és um elemento activo no dA! :highfive: Recentemente o dA lançou a sua nova versão. Queres deixar aqui alguns comentários acerca disso? Gostaste das novidades introduzidas ou nem por isso?

DaveLopes : Confesso que me deixou inicialmente um bocado confuso, mas com tempo acrescento que gosto bastante desta nova versão.


TugaMagazine : Consideras que o teu trabalho tem sido, de alguma forma, influenciado pelo facto de pertenceres a esta enorme comunidade de Arte?

DaveLopes : Sim, claro. Sinto-me parte de algo especial.






TugaMagazine : Já que estamos a falar de influências, certamente terás algum(a) artista que seja uma referência/inspiração para ti. Podemos saber quem é? Tem portfolio aqui no dA?

DaveLopes : Apesar de ter aprendido tudo sozinho, guio-me muito em diferentes artistas talentosos:

:iconangelstorm-82: o meu ÍDOLO!

:icongabriellebrickey: uma artista incrível e ORIGINAL que consegue basicamente trabalhar com qualquer tipo de material e media.

:iconrajacenna: uma jovem com uma mão mágica, os seus fantásticos trabalhos têm um estilo muito ÚNICO.

:iconkaze-hime: uma artista de Manga - uma INSPIRAÇÃO.

:iconshimoda7: um artista realista SURREAL, perfeito e muito criativo.


TugaMagazine : Deves ter alguns sites que visitas regularmente e que te servem de inspiração. Podes partilhar alguns desses links com os nossos leitores?

DaveLopes : Na verdade não tenho. Dou exclusividade ao dA. x)


TugaMagazine : Bem, o dA é mesmo a tua referência de eleição! :D  Para terminar, aproveitamos para saber se queres sugerir algum(a) artista nacional, com presença aqui no dA, que aches que daria um(a) excelente entrevistado(a) nesta nossa rúbrica da TugaMagazine.

DaveLopes : Hum dificil. Há muito talento português desconhecido mas gostava de ver a esTHer-duraes. Obrigado pela entrevista. Sinto-me muito lisonjeado.


TugaMagazine : Nós é que temos de agradecer mais uma vez a tua disponibilidade e deixamos votos de que continues a desenvolver a tua técnica, que o número de encomendas de trabalhos cresça cada vez mais e que alcances os teus sonhos profissionais!

Coordenação: Lady-Vampire | Entrevistas: eXcer & Helewidis | Features: KaoroDono e wapy | Design/Layout: darkcath & yeesha

Deviations

Se a tua deviation não foi aceite, então, foi do entender do staff da TM que tinha ou falta de noção artística ou de qualidade.

Porém, caso haja algum erro e não for aceite por engano, nós contactar-vos-emos.

Informação

Founder & Co-Founders
Acesso a todas as funcionalidades.

Moderators
Podem fazer destaques na pasta Featured da galeria com um limite de 5 deviations por semana.

Contributors
Entrevistados
Podem fazer destaques na pasta Premium Features da galeria com um limite de 2 deviation por semana.

Members
Podem fazer destaques na pasta Members Features da galeria com um limite de 1 deviation por semana.



Todas as submissões serão alvo de votação (p/ Founder & Co-Founder) de forma a manter o rumo artístico no qual temos estado a percorrer.


Com isto, convidamos todos os nossos watchers a aderirem ao grupo Members. Basta enviarem um pedido e aguardar a confirmação.



Quanto aos Journals,
Continuará a ser uma edição mensal que terá um link directo na frontpage com o numero da edição e o nickname da pessoa entrevistada.