Edicao N 13

23 min read

Deviation Actions

TugaMagazine's avatar
Published:
1.3K Views
Informações | DevMeetsPT

Espaço Comunidades


Este mês lançamos uma nova secção na TM. O espaço dedicado às comunidades activas portuguesas. Esta secção destina-se a publicitar, promover e conhecer comunidades de e para portugueses que se encontram no activo.

:iconilustradores:
O grupo ilustradores foi criado como uma comunidade que tem o propósito de unir os ilustradores de origem e com influências lusas e de aumentar a exposição da ilustração nacional presente no deviantART. Procuramos reunir os melhores nesta área criativa, promover os seus trabalhos e contribuir com algumas utilidades e novidades do mundo da ilustração.


:iconpoesiapt:
Para todos aqueles que gostam de brincar com palavras, com o som de um verso. Para todos aqueles que gostam de ler as palavras, com o som de um poema. Para todos os que querem divulgar as vossas poesias, prosas poeticas, e partilhar com a comunidade portuguesa o vosso talento, procura-nos: PoesiaPT, uma porta aberta a todos os amantes da poesia nas suas inúmeras formas
Fund e Admin linhas-de-agua



Assinado: Equipa TugaMagazine




Entrevista mensal


Num mês tipicamente de férias, sol e calor, fomos entrevistar um ilustrador que nos foi referenciado pela MonicaMarinho na entrevista que nos deu e que podem ler através do tugamagazine.deviantart.com/jo… . O nosso entrevistado tem trabalhos bem refrescantes para todos os que visitarem a sua galeria (a qual recomendamos vivamente visitarem.. mas só depois de lerem esta edição da TugaMagazine!). Por isso, venham dar um mergulho na nossa entrevista do mês! :D


TM: Olá Grafik, desde já agradecemos por teres aceite o nosso convite, ainda mais em tempo de férias (para só para alguns! :giggle: ). Comecemos por fazer uma pequena apresentação sobre ti, conta-nos algumas coisas sobre a tua pessoa.


Grafik : O meu nome é Tiago da Silva, vivo em Portimão, estudei Design de Comunicação, mas não pratico, felizmente sou ilustrador, pobre mas feliz como se costuma dizer. Nunca estudei desenho ou pintura, sou autodidacta naquilo que faço. Trabalho como ilustrador freelancer na área editorial, faço também concepts para jogos e produzo algumas coisas para Banda Desenhada.


TM: O que te motivou a dedicares-te à ilustração?


Grafik : Era isto ou jogador de futebol! lol  Toda a minha vida desenhei, apesar de ser um caminho difícil, foi algo que ocorreu naturalmente. Eu era aquele aluno que tem sempre os cadernos da escola cheios de desenhos em vez de apontamentos, felizmente sempre tive professores que gostavam dos desenhos e fui passando de ano. :D


:thumb124019697:


TM: Tal como um dos nossos últimos entrevistados, também fazes ilustração de personagens de BD! É um "universo" que te agrada? Tens alguma personagem favorita que te dê especial gosto desenhar?


Grafik : O que lia de banda desenhada era basicamente Marvel e uma das minhas personagens preferidas sempre foi o Hulk, porque apesar do seu poder ser uma força brutal, este não o conseguia controlar. Neste momento comecei um projecto pessoal de BD, por isso essas são as minhas personagens favoritas para desenhar.


TM: Tens algum artista que seja uma referência/influência artística? E tem portfólio aqui no dA?


Grafik : Sim, bastantes. Hoje em dia já não são influências mas existem bastantes que admiro. Vou referir dois artistas que me influenciaram no passado, descobri recentemente os seus portfolios aqui no dA: o Jim Lee: jimlee00.deviantart.com/ … o Joe Jusko joejusko.deviantart.com/ , que fazia as capas da Marvel. Quando me iniciei na pintura digital, algo que era muito recente, um artista que se destacou e que foi uma das minhas maiores influências foi um artista chamado Anry Nemo anry.deviantart.com/ . O seu trabalho era de uma qualidade inigualável, e foi desejo de um dia conseguir chegar perto daquele nível que me fez avançar e continuo a tentar, um dia quem sabe...


TM: Como te surgem as ideias para os teus trabalhos? Alguns são feitos por gosto pessoal ou já tens muitos trabalhos de cariz profissional?


Grafik : Normalmente quando surge um trabalho novo, é uma questão de tempo até que apareça a ideia, a inspiração costuma-me surgir com alguma facilidade das mais variadas formas.
Actualmente são mais os trabalhos profissionais, simplesmente algumas das coisas que produzo não posso colocar online, só quando o produto é comercializado


TM: Já tens trabalhos publicados em alguns livros. Queres falar um pouco mais sobre isso?


Grafik : Ok, faço com alguma frequência as capas para a colecção Via Lactea da Editorial Presença. Nestes últimos anos tenho produzido também alguns livros ilustrados.
Tem surgido também convites para participar com trabalhos em publicações de livros e revistas, para mim os mais importantes (não financeiramente, porque não ganho nada a não ser uma cópia) como foram o portoflio showcase na revista Imagine FX e Advanced Photoshop, mais recentemente  4 ilustrações no livro The Big Book of Contemporary Illustration 2009,  uma ilustração no livro DRAGON ART e uma ilustração no livro Darkstalkers Tribute Capcom/Udon. Este foi um concurso, em que fui um dos escolhidos a participar  no livro.


TM: Se te pedirmos para destacar um dos teus trabalhos, achas que consegues realçar algum e justificar o porquê dessa escolha?


Grafik : Destaco talvez a Ilustração que fiz este ano para o concurso Darkstalkers Tribute Capcom/Udon. Escolho esta porque além de ser algo recente, não pensava entrar no livro muito sinceramente. Foi algo a nível mundial, muitos grandes artistas aqui do dA estão no livro e é realmente uma honra ter entrado e estar entre tão grande selecção de artistas! Acho que eles se enganaram! lol


:thumb127185492:


TM: Vendo a tua galeria no dA, vê-se bem que já estás "à vontade" nas ferramentas que usas!  Quais são? E, uma vez que já devemos ter alguns dos nossos leitores curiosos para saber "como é que ele fez aquilo?", há algum truque/dica que aches ser imprescindível e que queiras partilhar com os nossos leitores?


Grafik :  Para o esboço inicial para a ilustração, uso o lápis e o papel, para pintar uso o Photoshop CS2 e uma Wacom Intuos 3 A6. Ultimamente comecei a desenhar directamente no Photoshop, poupando assim em papel e lápis e, ao mesmo tempo, ajudo a proteger o ambiente! :D  Comprei recentemente o maior monitor que encontrei, tem 26”, posso dizer que foi o melhor investimento que fiz nos últimos tempos.
Bem, ok,  truques e dicas… uma coisa importante que as pessoas devem ter em mente é que o Photoshop é apenas uma ferramenta, saber desenhar é o mais importante, não procurem atalhos, desde que me lembro eu sempre desenhei e mesmo assim não sou lá muito bom. Se querem dedicar-se á pintura digital/ilustração, comecem pelo desenho e,  claro, muito trabalho e dedicação.
Há algum tempo fiz um tutorial com o meu processo de pintura sobre desenho a lápis para o Photoshop, talvez possa ajudar a quem já desenha e queira se iniciar na pintura digital, basta visitarem o grafik.deviantart.com/art/OLD-…


TM: Falemos agora um pouco no dA... Como descobriste este site?


Grafik : Eu comecei a pintar digitalmente logo quando a pintura digital surgiu! Sites como o dA,  GFXartists (hoje quase morto), CGnetworks, foram dos primeiros pontos de encontro para quem começava e procurava informação sobre a pintura digital. Eu já estava no GFXartistS quando comecei a ouvir falar do dA, lembro-me que de inicio não liguei muito ao dA, os outros artistas falavam muito mal do dA.
Mas com o avançar do tempo, o dA veio a provar ser o melhor de todos, na minha opinião.
Na sua imperfeição de não ser selectivo, é de todos os sites o mais perfeito, porque é livre e de acesso a todos. Os conteúdos são muito diversos, e temos um pouco de tudo, ao contrário outros sites que procuram ser selectivos e acabam por ser corrompidos pelos sistemas que eles próprios criam, como votações de trabalhos, membros de categorias diferentes, etc.
Em termos técnicos, o dA é o melhor, é muito fácil colocar os trabalhos e a interacção com os outros membros também é bastante fácil.


TM: Apesar de terem surgido muitos sites similares ao dA, tens algum motivo que te faça escolher o dA face a outros para mostrares o teu trabalho ou também tens algum portfolio fora do dA?


Grafik : Como disse na pergunta anterior, acho que é o melhor, fácil de colocar os trabalhos, têm-se uma boa interacção entre membros do site, e para o bem e para o mal não é selectivo, sendo o sistema de favoritos o mais honesto possível, quem gosta dá um fav e pronto!
Em relação ao portfolio, sim tenho o meu site, mas não é actualizado há um ano, nada prático mesmo. Uso também o CGnetworks e o Behance Network.


The Dragon Master by Grafik


TM: Sendo o dA uma grande comunidade e que abrange diversas áreas artísticas, estás envolvido em algum projecto similar à TugaMagazine ou até mesmo relacionado com alguma(s) comunidade(s)?


Grafik : Recebi um convite através do dA, há algum tempo, para participar num projecto que se chama Luminarium www.theluminarium.net . Trata-se de uma comunidade de artistas, mas infelizmente devido ao trabalho, não consigo ser muito participativo.


TM: Consideras-te um membro pró-activo da parte "social" do dA, ou seja, na interacção com outros membros, participando nos eventos organizados pelas comunidades, dos chats, devmeets, etc? Consideras esse convívio importante?


Grafik :  Procuro ser, mas com a falta de tempo, fico-me pelos comentários nos trabalhos dos outros, dando sempre os favoritos aos que gosto.


TM: Sendo tu já um "veterano" aqui no dA (já andas por aqui há cerca de 5 anos, certo?), pudeste acompanhar a evolução do site e dos seus serviços disponibilizados aos utilizadores. Achas que ainda há alguma funcionalidade que gostasses de ver implementada que poderia ser uma mais valia para todos os utilizadores?


Grafik : Acho que o site atingiu uma maturidade bastante boa, não tenho nada de especial a apontar.


:thumb124350376:


TM: Consideras que o teu trabalho tem sido, de alguma forma, influenciado pelo facto de pertenceres a esta enorme comunidade de Arte?


Grafik : Sem dúvida, quase todos os dias vou ao dA, a minha área de watch de outros artistas cumpre bem esse papel.


TM: Algumas das tuas influências devem ser fruto de diversos sites que visites regularmente. Que sites recomendas achas serem imperdíveis e que os nossos leitores deve visitar de imediato (mas só depois de lerem esta edição até ao fim!)?


Grafik : Ora aqui vão alguns:

Behance Network www.behance.net/
conceptArt.org www.conceptart.org/
CG Society www.cgsociety.org/
ImagineFX www.imaginefx.com/home.aspx
It's ART www.itsartmag.com/index.html
GameArtisans.org www.gameartisans.org/


TM: Apesar de ser altura de férias para muita gente, por aqui o tempo da nossa "conversa de esplanada" está a terminar, mas aproveitamos para te perguntar se queres sugerir algum artista nacional aqui no dA que aches que daria um excelente entrevistado nesta nossa rúbrica da TugaMagazine ?


Grafik : bem tenho que sugerir o José Alves da Silva josealvessilva.deviantart.com/ Descobri recentemente o seu trabalho, fiquei mesmo surpreendido pela qualidade, muito talento mesmo.


:thumb94316089:


TM: Muito obrigado pelo teu tempo e certamente vamos continuar a ver mais excelentes trabalhos teus aqui no dA! :highfive:




FEATURE DO MÊS


thespiritcarrieson




"Uma galeria divertida e inspiradora."

por KaoroDono


JACAC

:thumb106392483: Postcard from Wien 2 by JACAC Give... by JACAC Spiral by JACAC :thumb49959257:


"Um outro olhar sobre as mesmas coisas"

por wapy



Regiões


Este mês como sou só eu [miamsm] a fazer a rúbrica, escolhi o destino com o coração e a saudade. E como estamos na época das suas festas e do Jet-Sky, nada melhor do que "darmos lá um pulinho"...Foi local da civilização romana de Caladunum, a atestar pela existência de numerosos vestígios da ocupação pelos romanos; agora é o Oásis de Trás-os-Montes, a Cidade Jardim, a Cidade Espelho de Água, a Capital do Azeite e da Alheira, Terra Quente no coração de Trás-os-Montes - este mês vamos viajar até MIRANDELA.
Mirandela é uma cidade portuguesa situada nas margens do rio Tua, pertencente ao Distrito de Bragança, Região Norte e sub-região do Alto Trás-os-Montes, com cerca de 11 100 habitantes.
Nesta cidade encontram-se os melhores valores arquitectónicos do concelho, como o Palácio dos Távoras, imponente construção nobre reedificada no século XVII, o Palácio dos Condes de Vinhais, a cerca amuralhada da qual resta apenas a Porta de Sto. António, a ponte velha, que continua a constituir uma incógnita quanto à data de construção e que constituem valores patrimoniais e a cultura de um povo.
Em Mirandela nasceu também, com exemplo dado, o conceito de cidade jardim. O culto da flor invadiu todos os espaços. Milhares de belas flores estendem-se por uma cidade inteira que vale a pena visitar.
Por todo o concelho há vestígios de povoamento pré-histórico, bem documentado por monumentos megalíticos e diversos castros. Os povos da idade do bronze desenvolveram uma intensa actividade mineira explorando o estanho, o cobre, o arsénio e ouro como é o caso do “buraco da pala”, situado na freguesia de Passos, que foi identificado um caso de metalurgia primitiva de ouro entre 2800-2500 A.C. Os romanos, não podendo ficar insensíveis ao minério, também aqui se estabeleceram deixando as marcas da sua civilização.
Mirandela é um sem fim de surpresas, quando estendemos a visita ao seu concelho encontramos lugares que pareciam que o tempo já tinha apagado,  mas no então ainda aí existem para serem usufruídos...Aproveitem as férias e visitem...Se gostam de história, paisagens, campo, gastronomia, paz e sossego...acreditem que esta é sem dúvida uma óptima rota a seguir ;) E vejam por vocês mesmos!

:heart:


Mirandela 2 by DanielaTeixeira Mirandela 07 by crystalcandy Mirandela by jpgmn :thumb94525727: :thumb97393385: Asas de Portugal by XenoWarrier :thumb114274943: Cubes by ameujeito Playing with fire by Darknesship JetSki Mirandela 1 by XenoWarrier :thumb126630133: JetskiMirandela 2008 by carlossousa window by pereiradmagalhaes Dancing fire by Darknesship



Destaque ao leitor


Unconditional Love by purplefae Bruce Lee Legendary by EduardoMonteiro Forever suffering by Korina742 :thumb125448648: :thumb129496794: :thumb124257079:


Coordenação: Lady-Vampire | Entrevistas: eXcer | Features: KaoroDono e wapy | Regiões: miamsm | Design/Layout: darkcath & yeesha
© 2009 - 2024 TugaMagazine
Comments11
Join the community to add your comment. Already a deviant? Log In
Tania-S's avatar
O trabalho dele é excelente ^^